segunda-feira, 5 de maio de 2008

Romantismo no Brasil - Características gerais

"Criar uma linguagem verdadeiramente nova, identificada com os padrões mais simples de vida do novo público consumidor, a burguesia, foi tarefa que coube ao Romantismo"
(Linguagens, pag. 12)

Início (marco inicial) do Romantismo no Brasil: 1836, com a obra "Suspiros poéticos e saudade", de Gonçalves de Magalhães.

Características gerais (principais) do Romantismo (no Brasil):
- Simplificação da linguagem (rompendo com as inversões, figuras de linguagens e outros recursos lingüísticos utilizados até o Arcadismo);
- Valorização da Prosódia nacional ("jeito de falar" próprio do país, sonoridade das palavras, "sotaque", conjugações, etc.);
e - Fusão de gêneros literários clássicos (deixa essa pra lá, tá?!)
- Valorização do vocabulário brasileiro (novas gírias e palavras, resultado da fusão de línguas e dialetos com o Português de Portugal).

Pode ser adicionada, também:
- a criação de uma "história" ou de uma "identidade nacional" (através de mitos, heróis, fatos fantásticos que identificassem o país, sua natureza, seu povo, sua história) para o país que se tornava independente de Portugal (Independência em 1822). Esse foi um dos traços essenciais do Romantismo brasileiro: o nacionalismo.
"O Romantismo, além de seu significado primeiro - o de ser uma reação à tradição clássica -, assumiu em nossa literatura a conotação de movimento anticolonialista e antilusitano, ou seja, de rejeição à literatura produzida na época colonial, em virtude do apego dessa produção aos modelos culturais portugueses." (Linguagens, pág. 62)

O Nacionalismo expressava-se, especialmente, na idealização, seja esta do amor, da natureza, do povo brasileiro, do folclore, dos costumes, da língua ou dos povos nativos (indígenas). Esta última corrente teve muito destaque, pois o índio idealizado era como a imagem do cavaleiro medieval europeu: honrado, guerreiro, valente, fiel, leal. Essa analogia ao medievalismo (valorização do cavaleiro medieval) foi chamada de indianismo. (Ver texto – pág. 64, Linguagens.)


Gerações do Romantismo: (página 62, Linguagens)

Só a poesia romântica, e não a prosa, pode ser separada em gerações. Isto porque somente na poesia há características específicas de cada geração (na prosa as características se repetem aleatoriamente em todas as fases/épocas). As três gerações de poetas românticos são:

- primeira geração: marcada pelo nacionalismo (criação da identidade, separação política e ideológica de Portugal), pelo indianismo (idealização do índio semelhante ao medievalismo) e pela religiosidade (elevação do pensamento e da própria poesia a Deus). Destacam-se, nela, Gonçalves de Magalhães (marcou o início do romantismo brasileiro) e Gonçalves Dias (um dos maiores poetas românticos) - ver página 63, Linguagens.

(segunda e terceira geração NÃO CAEM na prova da 2ª etapa, dia 6 de maio).

Importante ressaltar que, apesar das características específicas variarem, é sempre forte no Romantismo a poesia lírica, de amor (a que propriamente denominamos hoje como "romântica"). Tal poesia, porém, agregava as outras características de cada geração; por exemplo, na primeira geração, a poesia lírica muitas vezes trazia, como eu lírico, um indígena (idealizado) ou, como fundo, a natureza brasileira (mesmo que idealizada, também).

Sobre a obra "A Máquina", de Adriana Falcão, relacionada com as características do Romantismo:

- Primeiro ponto importante: a obra não é romântica, apesar de apresentar características românticas.

- Características românticas que podem ser identificadas: o regionalismo (valorização ou, ao menos, identificação com a realidade do povo do Nordeste- isso encontra-se explicitado, para aqueles que tem a edição nova, nos comentários do verso do livro), a valorização da prosódia nacional (o modo como a autora conta a história é própria do brasileiro, mais especificamente de certas regiões- o início da história evidencia essa característica) e, principalmente, o amor idealizado (de Antônio por Karina, especialmente, e vice-versa) que leva o personagem principal a realizar todos os desejos da amada não por proveito próprio mas pelo seu amor por ela.



Dúvidas , sugestões e/ou críticas: mfdsm@hotmail.com

Nenhum comentário: