quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bactérias

BACTÉRIAS
.
Classificação: Reino Monera
Conseqüências:
- Unicelulares
- Procarióticos (não possuem organelas membranosas nem núcleo definido)
- Possuem parede celular
- Heterotróficos ou Autotróficos (Quimiossintetizantes ou Fotossintetizantes)
.
- Existe outra forma de classificar as bactérias, de acordo com o sistema de domínios ao invés de reinos. Os domínios são três: o Eukaria, dos organismos eucarióticos e o Prokaria, dos procarióticos, que foi dividido em dois: o domínio Arqueae e o Bacteria. Neste último está a maior parte das bactérias. No Arqueae estão as bactérias de situações extremas (as halófilas, as termoacidófilas e as metanogênicas).
.
.
Dimensões: na ordem dos micrômetros. Pode ser visto com microscópio óptico.
.
.
Estrutura celular:
.
- Parede celular: envoltório que define a forma e o tamanho da bactéria. Garante certa proteção, especialmente contra o excesso de água (que geraria inchamento da célula, levando a bactéria á morte).
.
- Membrana plasmática: Delimita a célula. Possui permeabilidade seletiva, podendo selecionar os nutrientes que entram e saem da célula.
.
- Mesossomos (ou lamelas): Dobras na membrana plasmática que contêm enzimas responsáveis pela nutrição, fermentação, respiração, entre outras atividades metabólicas que envolvem o meio externo.
.
- Organelas protéicas: Sintetizam proteínas (RNA-mensageiro, RNA-transportador, aminoácidos, ribossomos).
.
- Flagelos: filamentos protéicos (microtubos revestidos de membrana plasmática) que servem para movimentar a bactéria de acordo com a orientação quimiotáxica (quimiotaxia = orientação através de concentrações químicas do meio).
.
- Plasmídeos: fragmentos de DNA que contêm informações genéticas extras (ex: resistência).
.
.
Reprodução:
.
- Assexuada: por divisão binária (amitose). Uma bactéria gera duas geneticamente idênticas.
.
- "Sexuada": a denominação "reprodução sexuada" é errada pois não há geração de outra bactéria, apenas uma RECOMBINAÇÃO GÊNICA da própria bactéria (alteração das informações genéticas). Pode ocorrer de três formas:
- Transformação: a bactéria capta fragmentos de DNA, geralmente de uma bactéria morta, dispersos no meio. Esses fragmentos podem virar plasmídeos ou incorporar ao DNA bacteriano.
- Transdução: passagem de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra através de um vetor, um vírus (apenas o capsídeo, sem o DNA viral).
- Conjugação: passagem de plasmídeos de uma bactérias para outra por meio de uma estrutura denominada pili. (Principais plasmídeos: F - forma a pili; R - de resistência.)
.
.
Esporulação: Espécie de técnica de defesa de algumas bactérias em situações adversas (de temperatura, pressão, etc.) que permite que elas criem uma estrutura de proteção ao redor do material genético. Ao terminar a situação adversa, o espórulo se quebra e a atividade celular volta ao normal.

Nenhum comentário: