terça-feira, 29 de abril de 2008

Barroco

O Barroco surgiu num contexto de tribulações ideológicas na Europa (fim do séc XVI). Para entender o porquê de seu surgimento, vejamos alguns movimentos que o antecederam:

- 1480, final do século XV: Renascimento
Movimento artístico-filosófico pautado na negação dos ideais medievais, resgatando elementos das culturas Clássicas (Grécia e Roma). Na área ideológica, foram contra as verdades da Igreja Católica, especialmente. Na área estilística, faziam uso de estudos anatômicos e racionais para dar mais precisão e realismo às obras. As pinturas caracterizam-se, no geral, por possuirem uma forma fechada (limites definidos), usarem a luz difusa e triângulos áureos (simetria, equilíbrio visual). Contrário o Renascentismo e paralelo a ele, surgiu o Maneirismo, que retoma o estilo medieval não-realista, distorcendo figuras humanas de modo a colocar mais subjetividade na pintura, ao invés da objetividade racionalista dos Renascentistas. Do maneirismo vêm as técnicas luministas, que seriam muito utilizadas no Barroco.

-1540, aproximadamente: reforma Protestante
Movimento que seccionou a Igreja através de questionamentos dogmáticos e "administrativos" da própria Igreja. Impulsionada por Lutero e, mais tarde, Calvino, esta Reforma baseou-se imensamente nas idéias renascentistas de ruptura com as idéias medievais.

A Igreja, de certa forma fragilizada por esses movimentos (especialmente a Reforma), perde muitos fiéis e é obrigada a agir. Surge então o Barroco, também chamado de arte da Contra-Reforma. Contra-Reforma esta que começou com o Concílio de Trento, reforçando a ação da Santa Inquisição, questionando o protestantismo e confirmando os dogmas de fé. É desse Concílio também a oficialização da Ordem de Jesus, os jesuítas, que seriam responsáveis por espalhar a fé católica e, com ela, a arte barroca.

O homem do barroco vivia num mar de incertezas: fé(emoção) x razão, alma x corpo, prazer x culpa. A arte barroca expressa esses sentimentos, sempre em temáticas mais religiosas, e, nas obras, há um certo exagero de emoções, como havia na mente do homem da época e excesso de elemtentos visuais. Embora haja esse exagero, as obras barrocas são, tendentemente, realistas (naturalistas realistas). Na pintura, elementos característicos que podem ser notados são: a assimetria (diagonais, rebuscamento), a forma aberta (os limites não são definidos) e os luminismos maneiristas (a luz não segue regras e cria, na pintura, uma hierarquia entre os elementos retratados).

No Barroco, podemos observar duas principais vertentes:
- Barroco Católico: Especialmente na Itália, temas quase sempre religiosos. Há rebuscamento, exagero visual, luminismos, forma aberta. Os papas e alguns nobres e burgueses(mecenas) patrocinavam os artistas. Foi difundido com a expansão da fé católica (jesuítas).
- Barroco Protestante: Especialmente na Holanda, temas simples, ligados ao cotidiano (os protestantes acreditavam que o trabalho, no dia-a-dia, era o que salvava a alma). Há simplificação de alguns elementos, a imagem é menos dinâmica, mais limpa, a luz vem quase sempre de alguma janela ou vitral da parte superior esquerda da pintura, a forma é mais delimitada que no barroco protestante. De início não foi tanto difundido quanto o Barroco Católico.


BARROCO NO BRASIL:
Chegou com os jesuítas. É mais evidente nas Igrejas e mosteiros da época do Brasil-Colônia, no Litoral do todo o país e interior de Minas e São Paulo, principalmente.

As igrejas podem ser de 3 diferentes Ordens:

Ordem I: de ordens religiosas masculinas; compostas por seminário, monastério, complexo administrativo, igreja e cemitério. EX: Igrejas dos Jesuítas em Belém e Salvador.
Ordem II: de ordens religiosas femininas; compostas por convento, internato, cemitério, complexo administrativo e igreja. (Um padre de fora celebrava as missas.)
Ordem III: de irmandades/confrarias de leigos, construída por fiéis; compostas por uma igreja, geralmente em homenagem a algum santo e perto de uma Igreja de Ordem Primária. EX: a maior parte das Igrejas de Ouro Preto, MG, é de Ordem Terceira.

Sobre a composição arquitetônica e estilística das Igrejas Barrocas, podemos ver alguns elementos (folha que o professor passou com as figuras):

- Retábulos: decoração rebuscada de altares, sejam estes laterais ou principais. Por ordem de desenvolvimento, existiram quatro estilos principais de retábulos (sendo um deles do estilo Rococó, posterior ao Barroco): Filipino I, Filipino II, Estilo Nacional Português e Joanino.
-Filipino I: baseado nos tratados de arquitetura renascentista(equilíbrio, simetria, proporção).
-Filipino II: inspirado nas fachadas das igrejas românicas (arco pleno sucessivo e concêntrico).
-E.N.Português: colunas em espiral (salomônicas), assim como as colunas do baldaquino(parte central, como que uma tenda para o altar) da Igreja de São Pedro, no Vaticano; panejamento (pequenas cortinas na parte de trás).
-Joanino: é o modelo menos rebuscado do E.N. Português, com áreas azuis e brancas (limpeza visual) e filetes dourados.

- Fachadas das Igrejas: baseadas na "Igreja Mãe", que era a Igreja de Jesus, em Roma. Estas fachadas podem ser mais ou menos rebuscadas, dependendo dos frontões e dos campanários:
-Frontões: parte alta, onde fica a cruz. Pode ser simples (Litoral), ter algumas decorações (Barroco com Volutas) e muitas volutas que se assemelham a plantas ornamentais (Barroco Pleno com volutas recortadas).
-Campanários: torres dos sinos. Podem ser 'triangulares' (piramidais), semi-esféricos no topo (de cúpula) e com bulbos (bulboso, imitando formas naturais, de plantas).

- Talhas: ornamentos esculpidos que revestem a arquitetura. Podem ser em madeira, mármore, pedra ou marfim.
-Talha dourada: recebe fina camada de ouro.
-Talha Policromada: várias camadas coloridas são aplicadas.


Obs: Em todos esses aspectos arquitetônicos, pode haver uma "cor local": elemento cultural nacional ou regional que altera a arte estrangeira. EX: desenho de frutas, plantas ou animais do país/região.


Outra manifestação comum nas Igrejas Barrocas brasileiras é o EX-VOTO: pinturas ou esculturas que retratam um problema e uma graça alcançada que acabou com esse problema. O ex-voto é depositado apenas se a graça for alcançada.

Obras cobradas:
- A Leitora, Jean-Honoré Fragonard
* Tema: Apesar de ser considerada do estilo rococó, a imagem não apresenta os elementos temáticos mais comuns como erotismo, sensualidade e galanteio. Apresenta aristocracia culta e ociosa da época.
* Composição: A obra apresenta duas linhas que enquadram a personagem: uma vertical (canto direito, às costas) e uma horizontal (sob os braços da cadeira). Estas linhas estabilizam a cena. Os elementos que dinamizam a cena são os laços da roupa e as mangas (diagonal, rebuscamento).
* Iluminação: Iluminação lateral da esquerda que cria hierarquia na cena. O fundo é neutro, não havendo perspectiva atmosférica. Não apresenta contrastes de cor, os tons são suavemente sobrepostos.
* Representação social: Mulher concentrada, culta e emancipada (da aristocracia).
* Valor simbólico: Valorização da cultura, do estudo, do deleite.

- Mulher Tapuia, de Albert Eckhout
* Barroco Protestante no Brasil
* O artista retrata a realidade imediata devido a tradição holandesa de retratar o cotidiano.
* O artista retrata os costumes e os tipos étnicos dentro das regras européias de pintura.
* Linha de horizonte baixa para aumentar a figura do primeiro plano.

Um comentário:

Thays disse...

Muito bom me ajudou bastante!!