Tudo aquilo que ingerimos e que nosso corpo necessita para seu correto funcionamento, pode ser generalizado como nutriente. Os nutrientes podem ser divididos em grupos nutricionais: Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Fibras, Vitaminas e Sais Minerais. Analizemos cada um deles.
- Carboidratos: também conhecidos como glicídios ou açúcares, os carboidratos são nutrientes energéticos, fornecendo a energia para as reações metabólicas de crescimento e manutenção do corpo, assim como as atividades físicas. Eles se apresentam, nos alimentos, na forma de cadeias longas, os polissacarídeos, que são quebrados e transformados em carboidratos de cadeias simples, os monossacarídeos. São muito importantes na formação das estruturas genéticas do organismo (DNA e RNA), assim como na unidade energética mais importante, a ATP. Algumas das fontes: açúcares, massas, arroz, batata, cereais, leite e derivados.
- Proteínas: são nutrientes plásticos, responsáveis pela estruturação das unidades básicas do organismo (células, alguns hormônios e outras substâncias ativas). Apresentam-se nos alimentos em forma de polipeptídeos (cadeias longas de aminoácidos), que se quebram em aminoácidos. Algumas fontes: carnes, ovo, soja, milho e feijão.
- Gorduras: tratadas geralmente como lipídeos, são nutrientes energéticos, como os carboidratos, fornecendo energia para reações metabólicas ou dissolvendo vitaminas (veremos adiante). Formam uma camada de tecido adiposo sob a pele, responsável pelo controle térmico do corpo. Quando quebrados, os lipídeos são encontrados em forma de glicerol e ácidos graxos. Os ácidos graxos são cadeias carbônicas que podem ser saturadas (gordura propriamente dita) ou insaturadas (óleos); isso define a facilidade em compactar esses ácidos: os saturados são mais dificilmente compactados que os insaturados, acumulando-se com facilidade, podendo bloquear vasos condutores, se em excesso. Além dos ácidos graxos e glicerol, os lipídeos também dão origem a esteróides, estruturas que compõe hormônios e colesterol, entre outros. Colesterol é um dos componentes das membranas celulares e, dependendo da concentração da proteína que o transporta, ele pode ser classificado como:
- HDL: lipoproteína de alta densidade ou High Density Lipoproteyn, também conhecido como colesterol bom, capaz de retirar o excesso de colesterol acumulado no corpo.
- LDL: lipoproteína de baixa densidade ou Low Density Lipoproteyn, conhecida como "colesterol ruim", que se acumula nos vasos sangüíneos, podendo causar entupimento desses (aterosclerose).
- VLDL: lipoproteína de baixíssima densidade ou Very Low Density Lipoprotetyn, ocorrência mais rara (sem especificações).
- Fibras: são nutrientes que não podem ser absorvidos pelo corpo, mas regulam o funcionamento do sistema digestivo, deixando as fezes mais macias (e confortáveis) e volumosas, evitando a prisão de ventre e outros distúrbios intestinais. É tipo o que o ACTIVIA faz. Fontes: folhas verdes, talos.
- • Vitaminas: fazem a regulagem de processos químicos no corpo, entre eles o de conversão de lipídeos em energia. Das vitaminas, podemos destacar: C, complexo B, K, A, D e E, separadas em Hidrossolúveis (dissolvem em água - C e complexo B) e Lipossolúveis (dissolvem em gordura - K, A, D e E).
- complexo B: são antioxidantes, atuando na defesa do sistema nervoso.
- K: atua na coagulação do sangue.
- A: protege as estruturas pulmonares e dos órgãos dos sentidos, em especial o olho. Sua falta pode causar a "cegueira noturna"".
- D: importante na metabolização de Cálcio, atuando na ossificação e na defesa dos dentes.
- E: garante a fertilidade do indivíduo e trabalha no sistema nervoso e muscular, na parte dos comandos involuntários.
- Sais minerais:: importantes nas reações metabólicas, nas secreções glandulares, no equilíbrio dos fluidos corporais e na formação dos ossos, principalmente.
- Ferro: hemoglobina e respiração celular.
- Flúor: ossos e dentes.
- Fósforo: DNA, RNA e ATP, ligado a carboidratos.
- Iodo: hormônios da tireóide
- Sódio: matriz extracelular, impulsos nervosos.
- Potássio: contração muscular, nervos.
**Pirâmide alimentar: indicação de uma dieta saudável e balanceada.
** IMC: Índice de Massa Corporal = Peso (kg)/Altura ao quadrado (m)
Nenhum comentário:
Postar um comentário