quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pequeno sumário do Fadul!

Sinto muito, galera. Mas tá muito tarde, eu não estudei geografia ainda e não teria nem como colocar resumos. Então, a todos aqueles que estiverem interessados, darei uma mini-aula amanhã de manhã (um resumo falado,praticamente), mais ou menos às 7:30, na sala 23 (1º ano).

Não é um resumo, é apenas um compêndio das informações das aulas do Fadul para ajudar a compreender os slides dele.




Tecido epitelial

Ectoderma => tecido embrionário; dá origem ao epitelial

Epiderme => principal tipo de tecido epitelial

Pele => é um órgão; tem como uma dos tecidos a epiderme

Tecido epitelial de revestimento

Células justapostas + substância amorfa (pouca quantidade)

Tecido avascularizado; lâmina basal = lâmina abaixo do tecido epitelial (base) que possui como função nutrir as células do tecido epitelial

Classificar


1) número de camadas

(apenas 1 camada => simples)

(2 ou + camadas => estratificado)

2)formato das células principais do tecido

Achatadas- pavimentosas

Cubóides

Colunares- colunas- prismáticas

Tegumento dos seres humanos

Pêlo

Células queratinizadas: Vivas /constantemente sofrem mitose/ empurram as mais velhas pra cima (mais achatadas ficam acumulam proteína – queratina – formando a camada córnea - células mortas queratinizadas)

Epiderme (epitelial)

Melanócito – melanina (cor da pele)proteção contra a radiação ultra violeta contra o sol

A diferença de cor significa a capacidade de produzir melanina e não a quantidade de melanócitos/ a ação do protetor solar simula a melanina

Células camada basal

Glândula sebácea

Substância oleosa sebo perda de água (impermeável)

Músculo eretor do pêlo

Vasos sanguíneos

Folículo piloso

Glândula sudorípara: libera suor = Uréia água e sais- temperatura do corpo

Pele = epiderme + derme

Hipoderme = subcutâneo /tecido que acumula gordura

Celulite: acúmulo de gordura que comprime os vasos sanguíneos. Cessa a nutrição e a liberação de toxinas (a elastina e o colágeno). Como conseqüência, ocorre um comprometimento da eliminação de líquidos e toxinas e da reabsorção de gorduras; além disso, o endurecimento das fibras forma pontos salientes e depressões resultando no aspecto característico da celulite, o popular efeito "casca de laranja". A celulite é um problema causado por vários fatores. Um dos maiores responsáveis é o hormônio feminino estrogênio que favorece o acúmulo de gordura nas pernas e quadris - locais favoritos da celulite. Também se atribui o desenvolvimento da

celulite ao aumento de peso, dieta desequilibrada, ingestão insuficiente

de líquidos, uso de roupa apertada, sedentarismo, fumo e stress.

Estria: As estrias são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais.


Epitélio glandular:

Glândulas exócrinas => secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas.

Glândulas endócrinas=> secretam substâncias diretamente para o sangue nos vasos sanguíneos. Ex: adrenais, hipófise, ovário, testículo.

Mistas=> secretam tanto para dentro quanto para fora do corpo. Ex: pâncreas (ou glândula anfícrina), testículos e ovários.








Sistema imunológico

Antígeno = corpo estranhos no organismo (vírus, bactérias, protozoários, vermes...).

Macrófago = célula do sistema de defesa com função de fagocitar (englobar) o corpo estranho, podendo fragmentá-lo e conhecer os seus componentes. Além disso, o macrófago expõe (“apresenta” os corpos estranhos para os linfócitos CD4 ou T-auxiliador (células de defesa especializadas).



Linfócito T auxiliador (cd4) (resposta celular)

1) estimula o linfócito B => vai começar a produzir proteínas de defesas especiais chamadas anticorpos (na verdade, é o plasmócito que produz). Os anticorpos se ligam ao corpo estranho fazendo com que ele pare de funcionar.

2) resposta celular=> estimula linfócito (D8), matador que produz substâncias químicas para a célula humana que está parasitada (intracelular)

3) também pode se ligar à célula

interleocina = comunicação entre as células de defesa


Imunidade humoral é uma subdivisao da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas deanticorpos, produzidos pelos linfócitos B, diferente da imunidade mediada por células, que são realizadas pelos linfócitos T.

É importante no combate a organismos extracelulares e pode ainda haver participação de fagócitos, com eliminação de grânulos contendo substâncias com atividade microbicida.

Existem dois tipos de Imunidade humoral:

  • Ativa: o próprio organismo produz os anticorpos (do tipo vacina - induzida em resposta a uma infecção). Gera memória imunológica e pode ser ativada a qualquer momento, aquando de uma infecção.
  • Natural: o antígeno penetra naturalmente.







Ah, e como este é o último resumo de 2008, me despeço, esperando que todos esses resumos tenham sido "agradáveis e proveitosos a todos vocês". Desculpem só colocar na véspera e atrasado, mas tá muito corrido, ainda mais nessa etapa. Então, boas provas para todos, boas semanas de revisão e bom PAS e boas férias.
Mateus Félix.


PS: nas semanas de revisão, postarei questões do PAS resolvidas e colocaremos provas dos PAS anteriores nesse site. Falous!

Nenhum comentário: