• Revalorização de várias características do Romantismo;
• Utilização de metáforas;
• Cenários abstratos compostos por caixas, andaimes, escadas, praticáveis;
• Transcendentalismo
• Proposta revolucionária de teatro
• Influência do pensamento marxista: materialismo dialético> teatro dialético
• Reteatralização do teatro
• Politizar o público e instigar a sua criticidade (atingir a massa)
• Teatro contra qualquer tipo de opressão
-Estética:
• Anti-naturalista
• Todos os elementos cênicos buscam produzir o efeito do distanciamento
• Interpretação: "gestus" social
• Uso de projeções, cartazes, legendas, para reforçar idéias
• Uso de narração
• Os textos são divididos em episódios
** O espectador é mantido consciente de que tudo no espetáculo é fantasia, representação. Dessa forma o espectador e levado a pensar e criticar tudo que está sendo representado e não somente se emocionar com as cenas.
O ator tem de tomar posição, intelectual e emocionalmente, em relação às personagens e às cenas. Se o autor não estabelecer uma autêntica ligação com o seu novo público, se não possuir um interesse apaixonado pelo progresso humano, essa nova orientação não poderá concretizar-se."
- Neoclassicismo/Academicismo
- 1816-1831 (engloba o Primeiro Reinado)
- Identidade cultural, sincretismo cultural e abordagem do cotidiano (pintura de gênero)
- Chão quadriculado, planos sobrepostos, luz difusa, perspectiva e linhas de contorno (padrões europeus de pintura)
- Aquarela
- Neoclassicismo/Acacemicismo
- Primeiro Reinado
- Retratos da Corte, arte politizada, histórica e mostrando a Igreja submissa ao Estado.
- Luz difusa, presença de diagonais (dinamismo) e posicionamento de elementos de forma a criar uma hierarquia na obra (relação de superioridade/inferioridade)
- Aquarela
- Peri e Ceci
- Romantismo Acadêmico
- Segundo Reinado (época das premiações de artistas e de construção do ideário nacional)
- Indianismo (padrões europeus de representar o índio, idealizado. Representa uma passagem da obra O Guarani, de José de Alencar.
- Luz direcionada; contrastes claro-escuro, personagens com padrões europeus
- Óleo sobre tela
- Realismo
- Segundo Reinado (discussão da identidade nacional)
- Enbranquecimento da raça brasileira, fim da "lenda" da mistiçagem
- Composição estável, personagens em 1º plano e sensação de profundidade (o varal); iluminação difusa
- Óleo sobre tela
- Romantismo Acadêmico
- Início da República Velha; a Academia Imperial vira Escola Nacional de Belas Artes (1892)
- Resgate da figura de Tiradentes como herói dos ideais republicanos, propaganda política, comparação de Tiradentes com Cristo (como "salvador")
- Sobreposição de triângulos, 1º plano destacado, 2º plano como linha do horizonte, peso visual equilibrado (simetria)
- Óleo sobre tela
- Realismo
- Final do séc XIX e início do XX (1ª obra pré-modernista)
- Ruptura com temas históricos/mitológicos/religiosos e início de um realismo voltado para a burguesia. O tema mesmo é simples: desentendimento de um casal, impassibilidade do marido e agonia da mulher, comparada à rosa, jogada ao chão.
- Assimetria, elemento central (corpo da mulher) criando uma diagonal dinâmica; realce na decoração do ambiente; ambiente fechado, iluminação difusa e artificial; preocupação com padronagens (tecidos, texturas)
- Óleo sobre tela
- Parede da Memória (Rosana Paulina)
- Arte Brasileira Contemporânea
- Década de 90
- a) memória pessoal -b)visão do mundo a partir do olhar feminino -c) questões raciais
- Fotografias frontais e simétricas
- Fotografias impressas no tecido, costurado com linha, agulha; preenchimento e tinta fotográfica
- Pintura Brasileira Contemporânea
- final do séc XX, início do XXI
- usa como referência "O picador de fumo" e "A negra" para criar uma sequência de transformações culturais. Ênfase à multiplicidade de tipos humanos na cultura brasileira.
- sequência de "quadrinhos", repetição aliada à transformação, fundos planos, bidimensionais e coloridos (como nas obras "O picador de fumo" e "A negra")
- Óleo sobre tela.
- Leitura melódica
- Propriedades dos sons:
1- altura: diferente entoação das notas.
2- duração: espaço de tempo em que soa o som.
3- intensidade: mesmo que volume.
4- timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.
- Elementos fundamentais da música:
1- Melodia: sucessão de sons, para a formação de uma linha musical. Ex: um solo de guitarra.
2- Harmonia: seqüência de sons simultâneos. Ex: uma progressão de acordes.
3- Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.
Notas – Duração e Altura
De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência:
A duração exata do tempo depende da velocidade da música, mas sempre se deve observar a relação: 1 Semibreve = 2 Mínimas, 1 Semínima = 2 Colcheias, etc.
Para representar os sons, foram criadas as notas musicais.Na partitura existem cinco linhas e quatro espaços visíveis e mais espaços e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores, para notas mais graves.
A posição da nota na partitura, em que linha ou espaço está, define sua altura.
Mas a altura pode ser afetada por um outro símbolo, chamado clave, que vem no inicio da partitura.
As claves mais usadas são:
- Harmonia
- Homofonia x Polifonia (ou contraponto)
- Barroco X Clássico
- Cifra X Tablatura
Também é fundamental saber que notas representam as cordas soltas do violão. De baixo pra cima ( ou seja da corda mais aguda -mais fina- para a mais grave -mais grossa-), são elas mi, sol, ré, lá, mi. Convenciona-se que a corda mais aguda do violão é a primeira, enquanto que a mais grave é a sexta.
Exemplo de acorde cifrado.
Pestana = apertar todas as cordas à mesma altura, com um dedo.
Tablatura: cada linha ( ---- ) é uma corda do violão. A primeira linha ( e ) é a primeira corda ( mi ). A segunda linha ( B ) é a segunda corda ( si ). A terceira linha ( G ) é a terceira corda ( sol ). A quarta linha ( D ) é a quarta corda ( ré ). A quinta linha ( A ) é a quinta corda ( lá ). A sexta linha ( E ) é a sexta corda ( mi ).
Se no meio da linha você encontrar por exemplo o número: 1. Isso quer dizer que você deve tocar a corda onde o número se encontra na primeira casa. Exemplo:
B|---5------0---3
G|------4--------
Para tocar isso você deve tocar: na corda sí a 5ª casa, na corda sol 4ª casa, a corda sí solta e na 3ª casa.
Pronto.... é isso.
Um comentário:
Nossa, me ajudou muito esse post do seu blog, muito bom! Adorei!
Postar um comentário