quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Histologia Humana

Histologia é, propriamente, o estudo dos tecidos. No caso, de tecidos humanos.

Tecido é um conjunto de células especializadas em uma função específica.

Os quatro tipos de tecidos adultos básicos, derivados dos três tecidos/folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) são:
  • Tecido epitelial (derme e glândulas anexas);
  • Conjuntivo (sustentação);
  • Muscular;
  • Nervoso.


As células, que diferenciam os tecidos, têm formatos, constituições e formas distintas, de acordo com suas funções.

Substância intercelular (matriz): como o nome sugere, é a substância que preenche os espaços entre as células dos tecidos. Essa substância intercelular divide-se em:
  • Substância fundamental amorfa: substância composta polissacarídeos, água e proteínas que dá consistência e unidade ao tecido.
  • Fibras proteicas: fibras que podem ser colágenas (dão resistência a tração, como na pele, por exemplo), elásticas (confere elasticidade ao tecido, reestruturando-o quando submetido a tração) e reticulares (envolvem as outras fibras, dando firmeza e coesão ao tecido e à própria substância intercelular.


Tecido Conjuntivo
De origem mesodérmica, ele confere sustentação e preenchimento ao corpo. Caracterizado por ter muitas células bem espaçadas e muita substância amorfa compondo a substância intercelular.
O tecido conjuntivo, como um todo, divide-se em 5 tipos::
• Propriamente dito
• Adiposo
• Ósseo
• Cartilaginoso
• Hematopoiético

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito
Preenche e sustenta o corpo, têm as características principais que definem o tecido conjuntivo como um todo.
- Células: fibroblastos, responsáveis pela produção da matriz (subst. amorfa). Quando inativos, os fibroblastos murcham e viram fibrócitos, que ali continuam ocupando espaço no tecido. Há ainda os macrófagos, que circundam o tecido e fagocitam (englobam) microorganismos estranhos (resumindo, servem para defesa e manutenção do tecido).
O tecido conjuntivo propriamente dito divide-se em:
  • Frouxo: fibras reticulares, colágenas e elásticas se apresentam de forma homogênea. Há mais substância amorfa. Esse tipo de tecido é mais responsável pela sustentação.
  • Denso: tem a mesma quantidade de substância amorfa que o tetcido frouxo, mas tem muito mais fibras (em especial, elásticas), conferindo resistência e elasticidade ao tecido. O denso ainda tem sub-divisões:
  1. Modelado (ou tendinoso): tem feixes de fibras organizadas paralelamente, dando mais resistência. Forma tendões (ligam osso-músculo) e ligamentos (ligam osso-osso).
  2. Não-modelado (ou fibroso): apresenta fibras desorganizadas, conferindo maior elasticidade/maleabiliadde ao tecido. Envolve estruturas como os rins, baço, os testículos, o fígado, os ossos...


Tecido Conjuntivo Adiposo
Diferencia-se, especialmente por suas células e, não, por sua substância amorfa (o que ocorre no tecido conjuntivo propriamente dito).
Suas principais funções são:
  • depositar gordura (lipídios = reserva energética),
  • servir de isolante térmico (em especial em aves e mamíferos, que têm que manter sua temperatura interna constante) e
  • proteger órgãos internos de choques mecânicos (principalmente na região abdominal, que não é coberta por ossos).

- Células: as células especializadas do tecido adiposo são os adipócitos, células que tem um vacúolo central de gordura (armazenam lipídios). Os adipócitos têm a capacidade de se expandirem e "reproduzirem": quando chegam a um limite de expansão, eles produzem mais adipócitos para que armazenem mais reservas. Obs: eles não morrem quando as reservas diminuem, somente depois de 2 ou 3 anos sem receberem gordura.
- Substância intercelular: substância fundamental amorfa e poucas fibras proteicas. Há pouca substância intercelular, pois os adipócitos são muito grandes e não deixam muito espaço entre eles.



Tecido Conjuntivo Cartilaginoso

É um tedico responsável pela sustentação de partes do corpo que não podem ficar muito fixas (estáticas), como a coluna vertebral. As cartilagens tende a se calcificarem e virarem tecido ósseo (o que ocorre no embrião, que tem, inicialmente, um esqueleto cartilaginoso). Entre suas funções: ele ameniza impactos, facilita mobilidade de articulações e forma estruturas. Obs: o tecido cartilaginoso nunca para de crescer, mesmo que em ritmo lento (por isso o nariz e a orelha dos idosos são maiores).
Outra característica específica das cartilagens é que elas são avasculares (não têm vasos sangüíneos): dependem de um tecido fibroso (denso não-modelado) chamado pericôndrio, que é responsável pela oxigenação, nutrição, regeneração e composição estrutural da cartilagem, através de difusão.

- Células: Condroblastos, responsáveis pela formação da substância intercelular (matriz e fibras). Quando inativos, continuam ocupando espaço no tecido e chamam-se condrócitos. A produção de novos condroblastos é função do pericôndrio.
- Matriz: a substância fundamental amorfa é mucopolissacarídica, também chamada de condrina e tem consistência borrachuda. As fibras são encontradas em quantidade "regular", com foco nas colágenas.

O tecido cartilaginoso é dividido em três "tipos"::
  • Cartilagem Hialina: é a mais comum, apresenta substância intercelular homogênea (aparência branca), com poucas fibras. Todo tecido ósseo é originado por cartilagem hialina, mas nem toda hialina vira osso.
  • Cartilagem Elástica: substância intercelular também homogênea, com mais fibras (elásticas). Forma o septo nasal, o canal auditivo externo e a epiglote ("tampa" na faringe que separa o que vai pelas vias aéreas e pelas vias digestivas).
  • Cartilagem Fibrosa: é a mais resistente e densa, formada por grossas fibras colágenas. Forma os discos intervertebrais da coluna, que dão mobilidade ao corpo e protegem a medula espinhal, juntamente com os nervos que dela saem. (Quando há deslocamento ou desgaste excessivo desses discos ocorre a chamada Hérnia de Disco, mal que provoca dores provindas do "expremimento" dos nervos entre as vértebras.)

Nenhum comentário: