quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Locke, Hume e Iluminismo



John Locke (1632-1704)
Teórico inglês que muito influenciou a Revolução Gloriosa (ajudou a constituir, na Inglaterra, uma monarquia parlamentar) e Independência dos EUA (suas idéias são claramente observadas na Declaração de Independência). Suas teses baseiam-se, principalmente, no Liberalismo Político e no Empirismo, criticando, entre outros, o Racionalismo de Descartes. Vejamos algumas de suas idéias:
  • Empirista, Locke acreditava que, só através dos sentidos e da experiência podemos alcançar o conhecimento, baseado em métodos racionais. São apenas os nossos sentidos que nos dão a idéia de real e irreal.
  • Teoria do Conhecimento: seu principal objetivo era investigar os limites do intelecto humano, através dos sentidos e da experiência, baseada em critérios científicos. A principal obra sua sobre a Teoria do Conhecimento é "Ensaio sobre o Entendimento Humano".
  • Locke pensa que todos nós nascemos na estaca zero de conhecimento. Com essa tese, ele nega Descartes (que acreditava que o homem nasce com idéias inatas- que já vêm implantadas em nós desde nossa origem por vontade de Deus) e vai, também, contra Platão (que dizia que cada um de nós nasce com uma certa quantia de conhecimento diferente dos demais). Locke crê que ninguém é superior a ninguém quando nasce.
  • A "estaca zero", de onde todos começamos ao nascer, é também comparada, por Locke, com uma tela em branco, que vai sendo rabiscada e desenhada à medida que experimentamos novas coisas, através de nossos sentidos.
  • O empirismo de Locke foi de muito proveito para as ciências que estavam em desenvolvimento. Para ele, haviam duas possíveis fontes para se chegar a uma idéia: a sensação (sentidos) e a reflexão (conclusão/observação racional a partir da sensação).
  • Dividiu os aspectos dos objetos em primários e secundários. Os primários são aqueles invariáveis, que não se alteram de acordo com o observador: comprimento, altura, largura, peso. Os secundários podem variar de acordo com o observador, sendo mais subjetivos: sabor, cheiro, cor, aparência.
  • A generalização, feita na experiência, pode ser errônea, diferente do que acontece na matemática. E, também diferentemente da matemática, o conhecimento é apenas provável (não se pode se estabelecer como uma verdade: só pode ser demonstrado de acordo com as circunstâncias nas quais foi instituído).
  • Como as religiões não tem base empírica, não se pode saber se há uma religião certa ou errada; Locke, assim, defendia a tolerância religiosa.
  • Ponto conclusivo de Locke: a educação é fundamental para a formação do intelecto do indivíduo, criando para ele as oportunidades de se experimentar e questionar as verdades instituídas e assim por diante, chegando à um maior questionamento do sociedade do que é tido como verdade por ela. Esse conhecimento leva, de certa forma, à participação política, e é isso que Locke pretende ao valorizar a educação.

David Hume (1771-1776)
Filósofo escocês exemplo do empirismo e do ceticismo moderado. Principais características de seu pensamento:
  • Assim como Locke, Hume era empirista, acreditando que a noção das coisas reais vem com a nossa capacidade sensorial (sentidos).
  • Ele acredita que não existe pensamento, por mais complexo que seja, que não derive de idéias simples, cópias de alguma sensação anterior. Nada é original nesse sentido.
  • Criticou a noção comum de causa-efeito (causalidade). Não existe necessariamente, para Hume, uma relação entre acontecimentos seguidos e repetidos diversas vezes: são apenas fatos isolados que devem ser analisados individualmente, sem atribuir ao anterior o rótulo de causa e ao último o de conseqüência. (EX: num jogo de sinuca, quando se dá uma tacada numa bola e esta acerta outra, que se movimenta. No pensamento de causalidade, o movimento da segunda bola seria conseqüência da tacada. Para Hume, é diferente: cada movimento deve ser analisado individualmente, ou seja, não existe uma causa anterior para que a segunda bolinha se mova, apenas o fato de uma força instantânea ter sido aplicada nela por outra bolinha.)
  • Questionou, também, a idéia de Identidade pessoal que todos temos: se todos nós mudamos de acordo com nossas experiências e idéias, como definir-nos de acordo com nossa mentalidade? Para Hume, a mente não pode ser postulada como substância pensante. (Difícil de entender? Talvez, mas é só pensar que você não é o mesmo que era há dois anos. Que o seu "eu", é resultado da sua situação (externa e internamente) num determinado momento de sua vida.)
  • Ceticismo moderado: ele questiona todo o conhecimento tido como tal, dizendo que esse conhecimento também muda de acordo com fatores circunstanciais e não deve ter tido como absoluto (é apenas provável nas circunstâncias em que foi instituído). O que temos, realmente, como verdade, são apenas expectativas. OBS: nessa tese, a matemática fica de fora, sendo ela A ciência exata.
  • "A Razão é escrava das paixões": como todos somos influenciados por nossas emoções/paixões (não se pode ser completamente intelectual, embora dê pra desconfiar de algumas pessoas, né Huff? - Aliás, parabéns pelo aniversário, cara!) Voltando: somos influenciados por nossas emoções e, assim, nossas idéias também o são.


Iluminismo Filosofia das Luzes, Ilustração (ou Ilustracionismo) ou Iluminismo foi um movimento filosófico do século XVII que influenciou muito a Revolução Francesa e os processos de Independência das colônias européias na América e tinha, como principas idéias:
  • o domínio da razão sobre a emoção/fé (razão = luz - Iluminismo);
  • questionamento das verdades instituídas, através do uso da razão;
  • desenvolvimento das ciências (explicação racional das coisas; Enciclopédia);
  • a liberdade de produção e comércio (liberalismo econômico);
  • o fim do Absolutismo, do Mercantilismo e do Colonialismo;
  • o fim da sociedade estamental (dividida em castas; em especial a sociedade francesa pré-Revolução Francesa);
  • Secularização do Estado (distinção entre moral religiosa e moral política);
  • uma sociedade laica (Estado separado da Igreja-principalmente a Católica, na época; sem religião oficial);
  • igualdade jurídica (todos os homens são iguais perante a Lei);
  • divisão do poder estatal e possibilidade de ascensão política/social.
  • outras besteirinhas que a Paula falou na sala mas eu devia estar dormindo.

Dentre os Iluministas, podemos citar: Voltaire (deísta: acrerditava na existência de um Deus racional que dotou o homem de razão, que o capacita para se auto-governar, sem necessidade de intervenção divina na criação), Diderot e D'Alambert (enciclopedistas: colocaram o conhecimento no papel, desde os tipos de peruca para se usar na praia até a construção de projetos arquitetônicos - tipo uma Barsa da época), Montesquieu (elaborou a teoria do Estado Tripartite: divisão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com objetivo de desconcentrar o poder) e Rousseau (iluminista mais questionador e com idéias mais revolucionárias ,que instigaram o povo francês na Revolução Francesa; defendia a República, o sufrágio (voto) universal, a fraternidade, a abolição da escravidão e o fim das diferenças sociais -lema: liberdade, igualdade e fraternidade).

Antecedentes históricos e teóricos do Iluminismo: Racionalismo (razão acima da emoção/fé), Revolução Científica (com Newton, Kepler, Copérnico, Galileu e outros, estabeleceram-se leis gerais sobre o funcionamento do universo, trazendo o conhecimento para a área científica), as idéias políticas de Secularização do Estado, de Maquiavel; as contestações à soberania da Igreja Católica e do poder da fé na vida das pessoas (essas contestações aparecem desde a Reforma Protestante até o racionalismo e empirismo, com John Locke) e a Revolução Gloriosa que inspirou politicamente os iluministas (divisão do poder, fim do Absolutismo). Todo e qualquer movimento que fale sobre o fim do absolutismo e sobre a importância da razão antes do Iluminismo pode ser considerado um precursor deste.

Contra capa da Encyclopedie, enciclopédia de Diderot, mostrando a Verdade sendo descoberta (no sentido literal mesmo) pela Ciência e pela Razão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hey! I just wantеԁ to asκ if you eveг haѵe
any troublе with haсkers? Мy last blog (woгԁрreѕs) wаs haсked anԁ I ended up lοѕіng many months of hard ωoгk due to
no bаcκup. Do yοu have any methοԁs to
prеvеnt hacκerѕ?

my web blog ... http://Www.Belleside.ch/content/kredit-Zahnersatz-vergleich

Anônimo disse...

Ηello there! Thiѕ іs kinԁ of off
topic but I nеed ѕοme advіce from an estаblіsheԁ blοg.
Ιs іt ԁifficult to set up уour own blog?

Ι'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking аbout maκing mу
own but I'm not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Appreciate it

Here is my web-site ... chatroulette

Anônimo disse...

I visited several webѕitеs excеpt thе audіo fеature for audio songs exiѕting at this site is genuinelу wonderful.


Fеel free to surf to my page :: Bauchmuskeltraіning (http://mycollegelounge.com/events/regularly-routine-6th-pack-abs)

Anônimo disse...

Thanκ you for anothеr magnifіcent post.
The plасe еlse may juѕt аnyonе get that kіnd of info
in ѕuсh а perfect apprоach οf wгіting?

Ӏ have а presentation subsеquent wеek,
and I am on the look for such infοгmation.


Feel free to visіt mу webpаge; Bauchmuskeltraining (http://mycollegelounge.com/events/precisely-what-eat-get-6-weeks-pack)

Anônimo disse...

Excellent site. Plеnty of useful information
here. I'm sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And naturally, thank you in your effort!

My blog ... chat rooms offer

Anônimo disse...

I knoω thіs if οff tοpiс but I'm looking into starting my own weblog and was curious what all is required to get setup? I'm аssuming having a blog likе yours would cοst a pretty pеnny?
I'm not very internet savvy so I'm nοt 100% ceгtain.
Any recommendatіons or advіce would bе greatlу apprecіated.

Chеers

Ηere is my homepage - cellulite

Anônimo disse...

This is very attеntіon-gгabbing,
You're an overly professional blogger. I'ѵe joined your feeԁ
and stау up for in quest of morе of youг wonderful post.
Alѕо, I haνe shared your site in my social netwoгkѕ

Look into my ωeb blog ... premature ejaculation problems