quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Histologia Vegetal

Estudo dos tecidos vegetais e suas funções.

Para analisarmos os tecidos, que são agrupamentos de células especializadas, primeiramente vejamos as estruturas das células vegetais:
Estruturas:
I- Parede celular ( de celulose)
II- Membrana Plasmática
III- Vacúolo
IV- Núcleo
V- Citoplasma
VI- Parede Celular primária
VII- Parede celular secundária
(de lignina ou suberina)


Tecidos vegetais

Os tecidos embrionários, que são os meristemas, formam os tecidos adultos.
Os meristemas, assim como os adultos, podem ter função de revestimento, transporte ou podem ser chamados de fundamentais (para preenchimento e sustentação). Esses meristemas têm função de crescimento (alongamento; graças à sua grande capacidade de divisão por mitose) e de desenvolvimento (diferenciam-se em outras células; são como "células-tronco" vegetais).

Dividem-se em:
  • Meristema primário (I): encontrado nas sementes e nos ápices do caule e da raiz (apicais). Responsáveis pelo crescimento vertical da planta. É subdividido em protoderme (revestimento), procâmbio (transporte, vai gerar xilema e floema) e meristema fundamental (preenchimento e sustentação).
  • Meristema secundário (II): menos comum, encontrado apenas no caule e na raiz. Responsável pelo crescimento lateral ou diametral da planta. Subdivide-se em câmbio (transporte, gera a madeira propriamente dita) e felogênio (reveste, formando o súber; "casca" da planta).
Todas as plantas têm crescimento primário (apresentam meristema I), mas nem todas tem o secundário. As monocotiledônias, por exemplo, não apresentam crescimento secundário (ao contrário de dicotiledônias e gimnospermas, por exemplo).

Nenhum comentário: