quarta-feira, 18 de junho de 2008

Iluminismo - REVISADO

O Iluminismo foi um movimento filosófico que se desenvolveu ao longo do século XVII e atingiu seu ápice na segunda metade do século XVIII, paralelamente às revoluções Americana e Francesa.

Pautado na razão , foi o canal que refletia as aspirações e os ideais da burguesia. O Iluminismo era contrário ao Absolutismo e todas as suas conseqüências, envolvendo a política, a religião, a economia e a sociedade da época.

Na política, o Iluminismo versava sobre uma sociedade onde todos fossem iguais perante a lei (Igualdade Jurídica) e sobre um poder limitado; surge a teoria o Estado dividido em Judiciário, Legislativo e Executivo (Estado tripartite, de Montesquieu).

Na religião, os iluministas negavam a necessidade de uma religião para a vida do homem. Essa teoria, denominada Deísmo, defendia a existência de um Deus que, racionalmente e de acordo com leis mecânicas, criou o universo e dotou o homem de razão, de tal forma que Ele não mais precisaria intervir na criação. O Deísmo NÃO é uma religião!

Na sociedade, os iluministas acreditavam que os homens eram todos da mesma espécie e, portanto, iguais em seu estado de natureza (Rousseau). Assim, eles justificavam a igualdade de todos perante a lei.

Na economia:
- Na França, surgiram os iluministas fisiocratas, que acreditavam que estava na terra toda a riqueza. Os fisiocratas eram contra a intervenção do Estado na economia e defendiam a livre produção e o livre comércio.
-Na Inglaterra, surgiu o Liberalismo Econômico, que acreditava que estava no trabalho toda a riqueza. Os liberalistas eram, assim como os fisiocratas, contrários à intervenção do Estado e defendiam livres produção e comércio. Além disso, elaboraram a "Lei da Oferta e da Procura", que diz que o mercado se auto-regula. Adam Smith, que escreveu o livro "A riqueza das nações", é considerado o Pai da Economia.

Os principais precursores (séc. XVI) do Iluminismo foram:
- Isaac Newton
- Renè Descartes ("Discurso do Método"). É dele a teoria da universalidade da razão (todos são dotados igualmente de razão).
- John Locke (direito natural: vida, liberdade, propriedade).

Os principais iluministas (séc. XVII):
  • Voltaire, principal deísta, foi um crítico acirrado da nobreza e do clero franceses. Foi muito influenciado pelos ideais da Revolução Inglesa, apoiando o sistema de Monarquia Parlamentar.
  • Montesquieu foi quem criou a teoria do estado tripartite (legislativo, judiciário e executivo). Baseava essa teoria na idéia de que "somente o poder detém o poder", fazendo com que o poder fosse dividido e, não, concentrado.
  • Rousseau foi o iluminista que mais questionou o Iluminismo em si. Ele acreditava que a razão é sim, muito importante mas dizia que a emoção é, também, muito importante se utilizada em favor da perpetuação da espécie humana. Ele questiona a propriedade privada (origem da desigualdade) e o Estado, dizendo que o ser humano é bom em seu estado natural. Foi ele quem mais influenciou as camadas populares francesas.

Nenhum comentário: