quarta-feira, 18 de junho de 2008

Artes Cênicas

Esse resumo é apenas cópia do caderno!

MANIFESTAÇÕES CÊNICAS POPULARES
Características gerais:
  • falas improvisadas
  • interpretação espontânea
  • versatilidade artística
  • utilização de música e de dança
  • presença de elementos circenses
  • personagens fixos
  • farsa
  • caracterização exagerada (máscaras/maquiagem)
  • ritmo intenso
  • tradição familiar (hereditária)
  • tradição mambembe
Exemplos de manifestações cênicas populares:
  • Farsa ou fébula Atelana (Roma, século II a. C.)
  • Saltimbancos (Idade Média)
  • Comédia Del'Arte (Itália, século XVII)
  • Bumba-meu-boi, cavalo marinho, mamulengo (Brasil - folclore)

COMÉDIA DE COSTUMES
Crítica aos valores morais cultuados pela sociedade ou por algum grupo.

Início: Grécia (Menandro, Comédia Nova - séc III a.C.)
Roma (Plauto e Terêncio)

Classicismo: Inglaterra (Shakespeare - séc XVI)
França (Moliére - séc XVI/XVII)

Romantismo: França (Beaumarchais, Marivoux - sécs XVIII e XIX)
Brasil (Martins Pena - séc XIX)

Realismo: França (Feydau, Scribe, Labiche - séc XIX)
Brasil (Artur Azevedo - séc XIX)

Atualmente: filmes do Woody Allen, seriados de TV (friends, a grande família, sex and the city...)


TEATRO ILUMINISTA
(século XVIII)
Características gerais:
  • aborda o racionalismo, contrapondo-o com a religiosidade;
  • traz uma relativização do pensamento;
  • mostra a fragmentação do conhecimento (expansão das áreas de conhecimento, ciências);
  • individualização do ser humano (valorização do 'eu').

TEATRO ROMÂNTICO
(sécs XVIII/XIX)
Características gerais:
  • Expressão do sentimento do artista (individualismo, sentimentalismo);
  • Idealização (do amor, da mulher, da morte, da nação);
  • Medievalismo (valorização dos ideais do cavaleiro medieval).
Principais autores e obras:
  • Vitor Hugo ("Os miseráveis")
  • Alexandre Dumas ("O conde de Monte Cristo");
  • Goethe ("Fausto", "O sofrimento do jovem Werther").
*Romantismo no Brasil:
  • 1808: D. João manda construir vários teatros;
  • o sentimento nacionalista começa a surgir nos brasileiros;
  • 1838: o romantismo inicia no teatro brasileiro com a tragédia "Antônio Poeta ou O poeta e a Inquisição", de Gonçalves de Magalhães;
  • além de serem espaços cênicos, os teatros se transformaram em centros de discussões acerca de temas como a abolição da escravatura, proclamação da república, exploração extrangeira, etc.
Autores brasileiros e obras:
  • Gonçalves Dias ("Leonor de Mendonça", "Patkull");
  • Álvares de Azevedo ("Macário");
  • Castro Alves ("Gonzaga" ou "A revolução das minas")

MARTINS PENA
  • 1º autor de comédia autenticamente brasileiro;
  • Apesar de estar inserido cronologicamente no Romantismo, seus textos apresentam características contrárias à essa escola;
  • "Juiz de Paz na roça" = 1ª comédia com temática nacional;
Na obra, ele mostra:
  • um retrato satírico da sociedade;
  • sertanejo x urbano;
  • estrangeiros e estrangeirismos (querer imitar a realidade européia, idolatria dos costumes europeus);
  • confusões familiares;
  • casamentos arranjados;
  • amores proibidos;
  • profissionais corruptos;
  • disfarces;
  • quiprocós (confusões, mentiras, mal-entendidos);
  • Deus ex machina (uma solução para todos os problemas no final da obra, mesmo que seja impossível. Exemplo: 'quem casa quer casa').

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