MANIFESTAÇÕES CÊNICAS POPULARES
Características gerais:
- falas improvisadas
- interpretação espontânea
- versatilidade artística
- utilização de música e de dança
- presença de elementos circenses
- personagens fixos
- farsa
- caracterização exagerada (máscaras/maquiagem)
- ritmo intenso
- tradição familiar (hereditária)
- tradição mambembe
- Farsa ou fébula Atelana (Roma, século II a. C.)
- Saltimbancos (Idade Média)
- Comédia Del'Arte (Itália, século XVII)
- Bumba-meu-boi, cavalo marinho, mamulengo (Brasil - folclore)
COMÉDIA DE COSTUMES
Crítica aos valores morais cultuados pela sociedade ou por algum grupo.
Início: Grécia (Menandro, Comédia Nova - séc III a.C.)
Roma (Plauto e Terêncio)
Classicismo: Inglaterra (Shakespeare - séc XVI)
França (Moliére - séc XVI/XVII)
Romantismo: França (Beaumarchais, Marivoux - sécs XVIII e XIX)
Brasil (Martins Pena - séc XIX)
Realismo: França (Feydau, Scribe, Labiche - séc XIX)
Brasil (Artur Azevedo - séc XIX)
Atualmente: filmes do Woody Allen, seriados de TV (friends, a grande família, sex and the city...)
TEATRO ILUMINISTA
(século XVIII)
Características gerais:
- aborda o racionalismo, contrapondo-o com a religiosidade;
- traz uma relativização do pensamento;
- mostra a fragmentação do conhecimento (expansão das áreas de conhecimento, ciências);
- individualização do ser humano (valorização do 'eu').
TEATRO ROMÂNTICO
(sécs XVIII/XIX)
Características gerais:
- Expressão do sentimento do artista (individualismo, sentimentalismo);
- Idealização (do amor, da mulher, da morte, da nação);
- Medievalismo (valorização dos ideais do cavaleiro medieval).
- Vitor Hugo ("Os miseráveis")
- Alexandre Dumas ("O conde de Monte Cristo");
- Goethe ("Fausto", "O sofrimento do jovem Werther").
- 1808: D. João manda construir vários teatros;
- o sentimento nacionalista começa a surgir nos brasileiros;
- 1838: o romantismo inicia no teatro brasileiro com a tragédia "Antônio Poeta ou O poeta e a Inquisição", de Gonçalves de Magalhães;
- além de serem espaços cênicos, os teatros se transformaram em centros de discussões acerca de temas como a abolição da escravatura, proclamação da república, exploração extrangeira, etc.
- Gonçalves Dias ("Leonor de Mendonça", "Patkull");
- Álvares de Azevedo ("Macário");
- Castro Alves ("Gonzaga" ou "A revolução das minas")
MARTINS PENA
- 1º autor de comédia autenticamente brasileiro;
- Apesar de estar inserido cronologicamente no Romantismo, seus textos apresentam características contrárias à essa escola;
- "Juiz de Paz na roça" = 1ª comédia com temática nacional;
- um retrato satírico da sociedade;
- sertanejo x urbano;
- estrangeiros e estrangeirismos (querer imitar a realidade européia, idolatria dos costumes europeus);
- confusões familiares;
- casamentos arranjados;
- amores proibidos;
- profissionais corruptos;
- disfarces;
- quiprocós (confusões, mentiras, mal-entendidos);
- Deus ex machina (uma solução para todos os problemas no final da obra, mesmo que seja impossível. Exemplo: 'quem casa quer casa').
Nenhum comentário:
Postar um comentário