quarta-feira, 18 de junho de 2008

Período Napoleônico

Com o Golpe do 18 Brumário, Napoleão Bonaparte dissolve o Diretório e aclama o Consulado. Durante o consulado, Napoleão governa com outros dois cônsules, girondinos: o consulado é feito com a burguesia e para a burguesia, consolidando as conquistas burguesas alcançadas na Revolução Francesa.

Nos primeiros anos de consulado, Napoleão assina dois tratados importantes:
  • Tratado de paz com a Inglaterra(1802): assinado na cidade de Amiens, a "Paz de Amiens" decidia que a França não expandisse seu território pela Europa e que a Inglaterra não estimulasse guerras reacionárias contra a França.
  • Concordata de 1801: assinaram Napoleão e a Igreja Católica. A Igreja aceitava as perdas de bens ocorrida na Revolução, aceitava que a nomeação de bispos e cardeais só se desse com a aprovação de Napoleão e concordava que as Bulas Papais não teriam validade no território francês sem a autorização de Napoleão. Fato: a igreja só aceita a Concordata de 1801 porque não tinha apoio da nobreza, que outrora defendia seus interesses e, assim, não tinha mais muita força na França e teve de aceitar as condições de Napoleão.
Das reformas de Napoleão, enquanto cônsul, podemos citar:
  • administrativa: os funcionários não mais seriam escolhidos pela sua ascendência nem sua origem, mas pelo seus méritos. Napoleão também criou instituições que aumentaram a eficácia burocrática do governo.
  • econômica: estimulou a produção agrícula e manufatureira, criou o Banco da França e estabeleceu o franco como moeda (até a chegada do euro).
  • ensino: estabeleceu ensino público e gratuito, separando-o em Básico (voltado para o aprendizado prático de técnicas de trabalho e produção) e Secundário, os liceus (formava os funcionários do governo).
  • legislativo: criou o Código Civil, o Código de Napoleão, com 1500 artigos (1486 defendendo a propriedade, a família e os direitos da mulher e 14 proibindo sindicatos e greves).
  • voto universal: estabelecido em 1803, com o propósito de realizar um plebiscito popular para aclamá-lo Imperador Napoleão I (episódio da auto-coroação: retira a coroa do papa, indicando a submissão da Igreja à Napoleão).
1804: acaba o consulado, começa o Império. Napoleão reforma toda a infra-estrutura do país. Medidas de centralização(1808):
  • acabou com as assembléias provinciais, controladas pela burguesia local;
  • estabeleceu a Censura à imprensa;
  • tornou obrigatório o alistamento militar;
  • aumentou os impostos.
Tais medidas enfraqueceram a imagem de Napoleão, internamente.

À partir de 1805, verificamos a política expansionista de Napoleão
(Guerras Napoleônicas):
  • 1805: Napoleão ataca a Prússia. A Inglaterra, vendo que Napoleão quebra o tratado de Amiens, convoca a 3ª Coligação contra a França (Inglaterra, Rússia, Áustria e Suécia). Guerras territorias e batalhas navais são travadas. Com exército superior, Napoleão anexa a Bélgica, a Suíça, a Holanda e parte norte da Itália. Com esquadras de navios franceses e espanhóis (aliados), Napoleão avança pelo estreito de Gibraltar, mas é surpreendido pela esquadra do Almirante Nelson (Batalha de Trafalgar, vencida por Nelson).
  • 1806: Napoleão, que não conseguiu invadir a Inglaterra, decreta o Bloqueio Continental, proibindo os países sob seu poder de comercializar com a Inglaterra.
  • 1807: contra o Bloqueio, a Inglaterra convoca a 4ª Coligação. Napoleão vence e anexa o Sacro Império Romano-Germânico (transformada em Confederação do Reno), o Grão-Ducado de Varsóvia e parte da Áustria.
  • Napoleão, no mesmo ano, faz o ultimato a Portugal: se não aderir ao Bloqueio, será invadido e anexado. Dom João, regente de Portugal, assina um tratado secreto com a Inglaterra, que escorta a família real portuguesa para o Brasil (já era plano da família real vir para o Brasil, o ultimato foi apenas a gota d'água que faltava).
  • Ainda 1807: Napoleão impõe tratados de paz à Prússia e à Rússia, que aderiu ao Bloqueio.
  • 1808: Inglaterra e Áustria compõem a 5ª Coligação, novamente derrotada por Napoleão, que impõe tratado de paz à Áustria e se casa com a princesa austríaca (têm um filho).
  • 1809: Napoleão anexa a Espanha, sua aliada, depondo o rei Fernando e pondo José Bonaparte em seu lugar. A situação na espanha fica crítica graças aos abusos do exército de José Bonaparte; os espanhóis organizam-se em guerrilhas e atacam as patrulhas de soldados franceses.
  • 1812: a Rússia rompe com o Bloqueio, o que deixa Napoleão p. da vida: ele invade a Rússia com 600 mil homens, no inverno. Além do inverno rigoroso, os russos utilizavam a tática de "terra arrasada", que destruía as próprias cidades antes da chegada dos franceses, não deixando abrigo.
  • 1813: sobreviventes, grande parte ferida. Napoleão chega a Moscou e vence, mas com apenas 45 mil homensNapoleão bate em retirada e é preso antes de chegar ao Grão-Ducado de Varsóvia pela 6ª Coligação (finalmente vitoriosa!). A 6ª Coligação impõe a Napoleão o Tratado de Fontainebleau, aceitando sua renúncia e ficando restrito à ilha francesa de Elba, com 25 milhões de francos de "indenização" anuais.
  • 1814: Napoleão, que estava administrando e melhorando a estrutura da ilha de Elba, foge e consegue chegar a Paris. Luis XVIII foge e Napoleão governa por 100 dias (Governo dos 100 dias).
  • 1815: 7ª, e última, Coligação prende Napoleão em Paris e o exila na Ilha de Santa Helena, Caribe, onde Napoleão comete suicídio (existem controvérsias). Além de exilar Napoleão, a Coligação mata sua esposa e seu filho.

Congresso de Viena e Santa Aliança


Criado pela 6ª Coligação, o Congresso de Viena tinha o propósito de discutir e organizar a Europa pós-Napoleão. Contudo, com o governo dos 100 dias de Napoleão, o congresso foi suspenso (não faz sentido discutir a Europa sem Napoleão com o Napoleão nela!). Depois do exílio de Napoleão, reuniram-se novamente Inglaterra, Áustria, Prússia, Rússia, Espanha, Portugal e França, com o objetivo de restaurar as monarquias absolutistas e as fronteiras como eram antes das guerras napoleônicas. Baseava-se em 3 princípios básicos:
  1. Legitimidade (manter os territórios e as monarquias legítimas de cada país);
  2. Equilíbrio Europeu (restaurar e devolver aos conquistados as suas posses);
  3. Compensação (compensação dos países vencedores por perdas de guerra: alguns territórios foram divididos0.
A Santa Aliança foi uma união de forças internacionais européias com o propósito de impedir revoluções, tanto na Europa quanto nas colônias da América.

O Congresso de Viena foi um congresso conservador, reacionário, que teve, juntamente com a Santa Aliança, uma "validade" de 15 anos, aproximadamente. Isso porque, depois desse período, vieram novas revoluções na Europa toda que não puderam ser contidas.


Significado Histórico: através do Código de Napoleão, os ideais burgueses da revolução Francesa se consolidaram na França e se espalharam pela Europa.

Nenhum comentário: